Pular para o conteúdo principal

Programas de fidelidade

Programas de fidelidade são uma forma adicional para ganhar uma renda extra, mas que a maioria das pessoas perde tempo e dinheiro no longo prazo.

Este guia busca ensiná-lo uma de forma simples de aproveitar dos programas de benefícios sem comprometer o seu tempo ou complicar sua vida. Ao final da lelitura, você será capaz de:

  • Acumular mais pontos com o cartão de crédito;
  • Acumular mais pontos em compras online
  • Conseguir benefícios como estadias gratuitas em hotéis, acessos a sala VIP, seguro de viagem grátis, garantia de preço, dentre outros.

Conceitos básicos

Antes de começar

Se você não possui disciplina financeira, não consegue acumular patrimônio, ou possui dívidas, este guia não é para você. Você perderá dinheiro tentando acumular pontos e cairá nas armadilhas citadas ao longo desse guia.

Se você tem disciplina financeira e está com sua vida financeira em dia, você ainda cairá em algumas das armadilhas citadas nesse guia. Entretanto, os programas de fidelidade te ajudarão a receber entre 2-4% de volta do valor que você gasta, além de garantir outras facilidades difíceis de medir em dinheiro.

O que é programa de fidelidade?

Programas de fidelidade são uma estratégia de fidelização que empresas usam para bonificar os clientes que consomem seus produtos. Essas bonificações são oferecidos em forma de pontos que podem ser trocados por produtos e serviços, transferidos para outros programas, ou vendidos para outras pessoas, se o programa permitir. Alguns dos programas de pontos comuns são:

  • Livelo
  • Esfera
  • Dotz
  • Km de vantagens
  • LATAM
  • Gol Smiles
  • Azul

Milhas aéreas vs Pontos

Apesar de ser um nome utilizado exclusivamente pelas companhias aéreas, milhas e pontos são essencialmente a mesma coisa. A diferença é que as companhias aéreas possuem programas de fidelidade mais consolidados e completos que oferecem facilidades para clientes que possuem melhor status no programa, como:

  • Check-in antecipado
  • Upgrades de cabine
  • Salas VIP
  • Despacho gratuito de malas

Os programas de fidelidade que oferecem facilidades são comuns entre empresas prestadoras de serviço, como hotéis, locadoras de veículo, cias aéreas e cruzeiros marítimos.

Por que os programas de fidelidade existem?

Eles existem pois são uma máquina de fazer dinheiro:

  • Oferecer pontos é uma forma comprovada de incentivar o consumo, fazendo com que você enxergue benefícios ao gastar seu dinheiro.

  • As pessoas gerenciam seus pontos tão mal quanto gerenciam seu dinheiro.

  • A dona do programa pode literalmente emitir quantos pontos quiser, controlando a quantidade de pontos em circulação e o valor de mercado de cada ponto.

  • A maioria dos programas possui pontos que expiram. Esses pontos acabam sendo perdidos por esquecimento ou desorganização.

Escolhendo os programas

O erro do iniciante é querer acumular pontos em todos os programas existentes por aí, baseado em qual programa oferecendo mais pontos para a compra que você quer fazer. Você vai gastar horas simulando compras em vários sites diferentes para no final ter suas uma quantidade ínfima de milhas espalhadas por 12 programas de fidelidade diferente.

É impossível participar de todos eles, portanto:

  • Concentre seus esforços em não mais do que 1 ou 2 programas de milhagem;
  • Aceite que nem sempre você fará a melhor pontuação do mercado em suas compras;
  • Não caia na besteira comprar coisas para revender, a não ser que este seja o seu trabalho;

Como acumular pontos

Há várias formas de acumular pontos. Vou listar as principais abaixo:

Cartão de crédito

É a forma mais comum de acumular milhas e de longe a que dá menos trabalho. Resumidamente, o valor consumido no cartão de crédito vai acumular pontos do programa associado àquele cartão. A taxa de acúmulo de pontos e condições variam de acordo com cada cartão de crédito:

CartãoPontuaçãoValidade dos pontosAnuidadeSala VIP
Bradesco Amex The Platinum Card (TPC)2.2 Livelo / dólarNão vencemR$ 1.400,00Sim
Itaucard Pão de Açucar Platinum (PDA)1 Livelo / real12 mesesR$ 640,00Não

Vamos fazer uma simulação do lucro gerado com a venda de pontos com os cartões de crédito acima. Nessa simulação, vamos considerar um gasto de R$2.000 mensais e a paridade de 1 ponto Livelo = R$ 0.04:

Pão de Açucar Platinum (PDA)

Este cartão possui a melhor pontuação do mercado. O queridinho dos milheiros vai gerar 2.000 pontos Livelo mensais, ou 24.000 Livelos no ano. Considerando que você transfira para uma companhia aérea com 100% de bônus e que venda suas milhas antes de vencerem, você vai gerar R$960.00 no ano.

A anuidade de R$640 do PDA é quase impossível de negociar ou isentar, portanto podemos dizer que o lucro da operação foi de R$320.

Amex The Platinum Card (TPC)

Este cartão pontua mal e não é muito recomendado Considerando que USD 1.00 = R$ 5.20, o TPC geraria 10.520 pontos Livelo durante o ano - menos da metade da pontuação gerada pelo PDA, gerando R$422.40 no ano.

A diferença é que sua anuidade é fácil de ser isentada. Se esse for o caso, seu lucro ao longo do ano é R$102 maior que o do PDA, sem contar os inúmeros benefícios que este cartão possui, como:

  • Salas VIP: Salas Bradesco, American Express, e outras salas diversas em aeroportos;
  • Seguro de viagem: Grátis para pacotes comprados com o cartão (basta emitir pelo site);
  • Garantia estendida do fabricante: Estenda a garantia de produtos diversos em até 2 anos gratuitamente; (basta emitir pelo site);
  • Hilton Honors Gold: Status Gold nos hotéis Hilton Honors, que vai te dar upgrades de quarto e café da manhã grátis;
  • Hertz Gold: Status Gold na locadora Hertz, que vai te dar upgrades de categoria grátis;
  • Global Transfer: Programa da American Express que te permite aplicar para um cartão Amex em outro país;

Mesmo que você não hospede no Hilton ou alugue carro na Hertz, você pode solicitar Status Match (equiparação de status) em redes que utilizam. As possibilidades aqui são intermináveis. O Status Matcher poderá ajudá-lo a identificar as equiparações com maior chance de dar certo.

Armadilha: Colecionador de faturas

Muitos fazem inúmeros cartões de crédito para maximizar todos os benefícios. Quando os cartões chegam, eles escutam o canto da sereia no pé do ouvido:

"Essa compra vai gerar 1000 pontos!"

"Galera, pode deixar que eu passo tudo aqui e depois a gente divide."

Em muito pouco tempo, elas vão estourar o limite em todos os cartões todos os meses. Ao invés de milhas, eles acumulam dívidas no cheque especial. Não é a toa que bancos são tão lucrativos: o programa de pontos é oferecido por que eles sabem que as pessoas vão empolgar e acabar se enrolando.

Ande apenas no máximo 2 cartões de crédito de bandeiras diferentes na carteira, e deixe os demais bloqueados, guardados no seu armário.

Compras bonificadas

É possível receber pontos nas compras que você faz pela internet, desde que você faça as compras pelos links certos.

Antes de comprar qualquer produto, eu verifico o melhor preço no Google Shopping e vejo quais lojas possuem o melhor preço. Em seguida, eu uso o Compare Mania para definir em qual loja comprar baseado na pontuação que ela oferece.

Sempre que possível, eu opto por lojas que pontuam no Livelo, por ser o programa que eu centralizo meu acúmulo de pontos. Isso simplifica minha estratégia e me impede de gastar horas analisando todas as oportunidades existentes.

Cuidado com lojas que oferecem muita pontuação. Normalmente estão atrelados a produtos e categorias específicas, ou produtos que não sejam vendidos por terceiros dentro da plataforma.

Armadilha: o revendedor da turma

Algumas pessoas compram produtos para amigos ou para revender com o objetivo de gerar mais pontos com cartão de crédito e compras bonificadas. Nunca faça isso: você vai complicar sua vida, perder amizades, piorar seu rendimento no serviço, e transformar essa uma estratégia simples em um trabalho que requer tempo e dedicação.